Segundo a McKinsey, o e-commerce B2B cresceu 62% no Brasil em 2020. Diante da transformação digital e necessidade de se adaptar rapidamente, diversas empresas se digitalizaram sem um bom planejamento e estrutura.
Assim, questões importantes como a escolha da plataforma de e-commerce correta foram feitas ineficientemente. Para contornar este cenário e alcançar os resultados esperados com o digital, é importante seguir algumas práticas para você construir seu site de forma estratégica.
Por que uma boa plataforma de e-commerce é importante?
Antes de construir uma plataforma B2B, é fundamental que a empresa tenha todos os processos off-line mapeados, como comercial, financeiro, logística e atendimento. Depois disso, é possível dar os primeiros passos para a digitalização. Durante esta transição, cada ponto deve ser analisado e desenvolvido com cuidado, já que fazê-lo incorretamente pode gerar problemas no futuro.
Questões simples como o desenvolvimento de um bom front-end e back-end do ambiente virtual da empresa parecem ser pouco importantes para muitos negócios, mas elas fazem a diferença na experiência e satisfação do cliente.
Um levantamento realizado pela Lumoa em 2019, apontou que pelo menos 80% dos compradores B2B não somente procuram como também esperam por uma jornada de compra como a de um cliente B2C.
Diante desse dado, fica claro que a construção de uma plataforma de e-commerce B2B precisa considerar uma série de fatores, dentre eles: a experiência do consumidor, para alcançar bons resultados de vendas, captar novos clientes e fidelizar os antigos e os objetivos de médio e longo prazo, para que a plataforma possa acompanhar o crescimento do canal online.
5 estratégias para contratar a plataforma de e-commerce do seu negócio
Pensando no que abordamos anteriormente, confira 5 dicas que podem ajudar o seu negócio a contratar a plataforma de e-commerce B2B ideal.
- Coloque a segurança em primeiro lugar, já que quando se trata de clientes B2B, os valores de transação são altos. Portanto, uma plataforma que não passa confiança pode causar um impacto negativo no seu e-commerce;
- Opte por um ambiente digital responsivo e de fácil interação. Como mencionamos anteriormente, a experiência do consumidor em seu e-commerce afeta nas vendas e na fidelização. Por isso, a plataforma precisa ser intuitiva e prática;
- Minimize erros operacionais. Para isso, é importante que a plataforma esteja integrada ao ERP — Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Com isso, todas as informações ficam centralizadas em um único lugar, o que evita perda de dados e facilita a produção de relatórios;
- Invista em uma equipe experiente. É provável que esta seja a dica mais valiosa, já que um time com expertise que saiba lidar com os mais diversos desafios de uma plataforma de e-commerce B2B é essencial para propor as melhores soluções e, consequentemente, alavancar resultados.
- Equipare a experiência do digital com a presencial. A plataforma precisa oferecer um atendimento e jornada de compra semelhante à presencial. Lembre-se: é fundamental que a sua marca digital seja um canal prático e cômodo para o seu cliente.
Como uma consultoria de e-commerce pode ajudar a sua empresa?
Com a necessidade de digitalizar-se rapidamente, é importante contar com um time que tenha experiência na área e consiga ajudá-lo nesse importante processo. Uma consultoria de e-commerce de qualidade pode lhe ajudar a colocar em prática todas as dicas listadas, assim como oferecer o suporte ideal para uma boa plataforma B2B.
A consultoria de e-commerce é responsável por propor as melhores estratégias, além de guiar o seu negócio na tomada de decisões importantes para uma transformação digital efetiva.
Além disso, o consultor de e-commerce consegue desenvolver soluções personalizadas e que combinem com a sua empresa. Isso é essencial porque o ambiente virtual do seu negócio precisa refletir a imagem que você transmite para alcançar credibilidade e potencializar resultados.